Páginas

quinta-feira, 13 de julho de 2017

MONEYLAND RECORD$



No final do ano de 1991 surgiu na revista do jornal Expresso um anúncio de página inteira que dava conta das edições para o ano seguinte de uma editora desconhecida, com o sugestivo nome de Moneyland Records. Tratava-se de um anúncio fictício da autoria de João Paulo Feliciano, composto por 10 discos que o artista/músico gostaria que fossem editados. Eram objectos desejados, e nesse catálogo idealizado constavam os nomes de Elliot Sharp & Vitor Rua, Christian Marclay & Lee Renaldo, Tina and the Top Ten, Arto Lindsay, MC5, John Cage, Carcass, The Vixit Corp, Sonic Youth e No Noise Reduction. O que nasceu como um projecto artístico pontual para as páginas da Revista do Expresso, materializou-se no ano seguinte numa editora independente com o mesmo nome. O primeiro lançamento foi um triplo single com 6 temas de bandas portuguesas emergentes: Tina and the Top Ten, Red Beans, Lulu Blind, Cosmic City Blues, More República Masónica e Lesma. A apresentação ao vivo desta edição deu-se nos espectáculos "Moneyland Comes Alive", realizados em Lisboa e Viseu. No Verão de 1993 seguiram-se mais duas edições, no mesmo formato de 7'' Single - "Everslick" dos Tina and the Top Ten e "4 Songs" dos Red Beans. A dimensão editorial associada a uma forte componente gráfica resultante do trabalho dos responsáveis da editora, os artistas Rui Toscano e J. Paulo Feliciano em conjunto com o irmão Mário Feliciano originou um projecto mais globalizante denominado Secretonix no qual a editora se integrou. O primeiro lançamento em CD ocorreu em 1995 com a gravação do célebre concerto dos Sonic Youth no Campo Pequeno em Lisboa com os Lulu Blind e os Tina and the Top Ten a fazerem a abertura. O disco autorizado pela banda norte-americana teve uma tiragem de 1250 exemplares parte dos quais entregues ao fanclub oficial da banda. A mistura da gravação do concerto ficou a cargo de Rafael Toral e o nome adoptado para o disco - "Blastic Scene" – foi recuperado do anúncio original publicado na Revista do Expresso. Ainda em 1995 sai a segunda edição em formato digital, o disco dos No Noise Reduction - "The Complete NNR", projecto de João Paulo Feliciano e Rafael Toral. A capa do disco é, novamente, repescada do anúncio imaginário publicado anos antes nas páginas da Revista. No mesmo ano sai o último registo publicado pela Moneyland Records “Wave Field” do guitarrista Rafael Toral, disco que foi posteriormente reeditado pela Dexter’s Cigar de Jim O'Rourke e David Grubbs. A imagem da capa do disco remete imediatamente para a capa do álbum “Loveless” dos My Bloody Valentine. Antes de encerrarem actividades no ano seguinte, lançam ainda em 1995 o CD dos Red Beans, "Even Dogs Like It", em parceria com a editora portuense Garagem. [Erradiador]

DISCOGRAFIA

 
VÁRIOS: MONEYLAND [3x7"Single, 1992]

 
TINA AND THE TOP TEN: EVERSLICK [7"Single, 1993]

 
RED BEANS: 4 SONGS [7"Single, 1994]

 
SONIC YOUTH: BLASTIC SCENE [CD, 1995]

 
NO NOISE REDUCTION: THE COMPLETE NNR [CD, 1995]

 
RAFAEL TORAL: WAVE FIELD [CD, 1995]

 
RED BEANS: EVEN DOGS LIKE IT [CD, 1995]

PRESS
Moneyland Records, Alexandre Melo, Revista Expresso, 16-11-1991