Natural de Lisboa, Bernardo Devlin deu os seus primeiros passos na música por volta de 1985 quando integra os projectos Lourenço Marques e As Suas Próteses Dançantes ou os Electrodomésticos. Estes colectivos já contavam com alguns dos músicos que estaão na fundação dos Osso Exótico, grupo de capital importância na história da música experimental do final do passado século e em que Devlin também esteve envolvido. Assim, em 1989, Bernardo Devlin, conjuntamente com David Maranha, André Maranha e António Forte forma os Osso Exótico, grupo de vocação experimental e subversiva face às tendências então dominantes na música moderna portuguesa. Após sucessivas edições de trabalhos desta banda minimalista, sempre bem recebidas pela crítica especializada, Devlin opta, em 1991, por se mudar para Berlim, fixando-se como compositor residente da companhia teatral Freies Schauspiel, destacando-se, neste âmbito, as suas composições para as encenações das peças "Mistero Buffo" de Dario Fo, "Medeamaterial" de Heiner Müller - encenação de Thomas Borgmeyer - e "Calígula" de Albert Camus. Em 1993, o autor grava o seu primeiro trabalho de originais a solo, "World Freehold", com a colaboração única do saxofonista Oliver Vogt. Este trabalho manifesta-se como uma experiência intimista, na continuidade das criações do autor/compositor ensaiadas ainda em sede da sua presença no Osso Exótico, projecto entretanto definitivamente deixado por Devlin enquanto espaço próprio de composição e exploração de ideias próprias. Em 1997 dá-se a gravação e edição do segundo trabalho de originais "Albedo", obra onde o autor afirma a sua preferência pelo uso da língua portuguesa na sua lírica, apresentando oito canções em registo predominantemente acústico gravadas numa única noite do mês de Março desse ano, na Igreja da Cartuxa em Paço D'Arcos. No início de 1999, Bernardo Devlin inicia a composição dos temas que viriam a dar origem a "Circa 1999 (9 Implosões)" que será editado apenas em 2003. Finalmente em 2008 será editado o seu mais recente trabalho, "Ágio".
DISCOGRAFIA
WORLD FREEHOLD [CD, Ananana, 1994]
ALBEDO [CD, Ananana, 1997]
CIRCA 1999 (9 IMPLOSÕES) [CD, Extremo Ocidente, 2003]
ÁGIO [CD, Sinal 26/Nau, 2008]
SIC TRANSIT [CD, Nau, 2012]
COMPILAÇÕES
WAY OUT 01: NEW MUSIC FROM PORTUGAL [CD, Ananana, 1997]
T(H)REE [CD, Cobra, 2010]
Este blogue é uma cópia (feita em boa hora) do extinto Under Review https://underrrreview.blogspot.com/
Arquivos
-
▼
2017
(1086)
- ► julho 2017 (721)
-
▼
junho 2017
(364)
- MOFO
- ATACADORES DESAPERTADOS
- RITUAL TEJO / EASY GENTS
- SUPERNOVA
- DISGORGED
- NZZN
- DOCE
- BIT
- SUNWEBBS
- 77
- THE SOUND DESTRUCTORS
- POPMUSIC ROCK
- MUNDO DE AVENTURAS
- RODRIGO LEÃO
- Zoom
- WONDERLAND
- DR FRANKENSTEIN
- GARBAGE CATZ
- X-WIFE
- INKISIÇÃO
- MEGAHERTZ
- AMEN SACRISTI
- DOVE
- BRAVA DANÇA
- SALADA DE FRUTAS
- MADREDEUS
- GAZUA
- ATOMIC BEES
- FONZIE
- OVO
- GABRIELA SCHAAF
- OS TARAS E MONTENEGRO
- INDUSTRIAL METAL MACHINE
- AFTERDEATH
- FOR A GIRL
- MDA
- VELVETEEN
- COOL HIPNOISE
- ANGER
- CORROSÃO CAÓTICA
- BANDA MECOS
- VOODOO DOLLS
- CRONIAMANTAL
- CAGALHÕES
- DUPLEX LONGA
- SUGARBELLIES / AUSTIN
- PLASTICINE
- MARGEM SUL
- LITTLE
- K2O3
- GRITO FINAL
- FORSAKEN ART
- ROSENKRANZ
- PORTA-VOZ
- THORMENTHOR
- SACRED SIN
- PROCYON
- ONION FIELDS FROM ABOVE
- GENOCIDE
- GANGRENA
- ZÉ MANEL SUICIDA
- ESTADO SÓNICO
- ERRO!
- DOWNTHROAT
- DINOSAUR
- BLACK CROSS
- ALBERT FISH
- AGRICULTOR DEBAIXO DO TRACTOR
- ACROMANÍACOS
- MALEVOLENCE
- FACTOR ACTIVO
- DAMAGE FANCLUB
- BEATLES EM PORTUGAL
- LENA D'ÁGUA
- ROCKTROTE
- WC NOISE
- D'AGE
- BUDHI
- LOVE YOU DEAD
- THE TEMPLE
- THE PRAGMATIC
- US FORRETAS OCULTOS
- ASIDE
- CARBON H
- DR. ZILCH
- DIXIT
- ETHEREAL
- EYE
- FIONA AT FORTY
- FAT FREDDY
- GOMO
- HAUS EN FACTOR
- HAND PUPPETS
- HIRANYAGARBHA
- JAGUAR
- MOVING COIL / VAPOUR TRAIL
- MARBLES
- NOTHEM
- NEON
- THE PISCES