Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

GABRIELA SCHAAF

Em 1978 obtém grande sucesso com o single "Põe os Teus Braços à Volta de Mim". No ano seguinte, fica em segundo lugar no Festival da Canção com "Eu Só Quero". No verão de 1979 é gravado, em Zurique, o álbum "Video". O primeiro single é "Amor É Mais" mas o tema mais popular foi "Homem Muito Brasa". Depois do Festival RTP da Canção surgiu a oportunidade de sair de Portugal. Nessa tomada de decisão também pesou algum desencanto com o meio artístico e a vontade de viajar. Vai viver para Zurique, na Suiça, onde faz teatro amador, trabalha em publicidade e faz traduções. Depois de algumas peripécias nas Caraíbas vai para Nova Iorque. Para sobreviver dá aulas de português e alemão. Aproveita para ter lições de canto e dança, incluindo de "jam-session" com o pianista Peter Allen. O álbum "Outra Vez" foi gravado em Nova Iorque, em Junho de 1982. Regressa a Portugal em 1985. Apesar de desejar gravar um novo disco e de dar espectáculos acalentava o desejo de se dedicar mais a sério ao mundo da moda, uma actividade que a fascinava. Actua no Festival da Canção de 1986 onde interpreta o tema "Cinza e Mel". Em Novembro desse ano é lançado um máxi-single com os temas "Only a Fool" e "Same Mistake". O disco foi gravado no Landsdown Studios, em Bath, pequena localidade a Oeste de Londres. Em 1988, partiu para Zurique, onde vive na actualidade. [A Magia dos Anos 80]

DISCOGRAFIA

 
PÕE OS TEUS BRAÇOS À VOLTA DE MIM [7"Single, Decca, 1978]

 
EU SÓ QUERO [7"Single, Decca, 1979]

O AMOR É MAIS [7"Single, EMI-VC, 1979]

 
VIDEO [LP, EMI-VC, 1979]

 
HOMEM MUITO BRASA [7"Single, EMI-VC, 1980]

 
LEVA-ME AO CINEMA [7"Single, EMI-VC, 1982]

 
OUTRA VEZ [LP, EMI-VC, 1982]

 
ONLY A FOOL [7"Single, Polygram, 1986]

 
ONLY A FOOL [12"Maxi, Polygram, 1986]

PÕE OS TEUS BRAÇOS À VOLTA DE MIM [Caravela] [CD, EMI-VC, 1997]

COMPILAÇÕES

 
NOVÍSSIMAS [7"Single, Selecções do Reader Digest, 1981]

 
FEBRE DE SÁBADO DE MANHà[3xCD, EMI, 2006]

 
LUSO POP [CD, iPlay, 2008]

PRESS
Minha Cara Amiga Gabriela, Bernardo Cunha, Música & Som 52, 01-1980
Alô Alô D.Rosa, Luís Pinheiro de Almeida, Blitz nº 963 de 15-04-2003